Segurança e travessia de animais motivam proposta de duplicação da Raposo com canteiro central gramado

22/10/2013


Apoena


Segurança e travessia de animais motivam proposta de duplicação da Raposo com canteiro central gramado

Duplicação com canteiro central na mesma rodovia só que na região de Assis


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Estudos indicam que estradas com paisagismo e verde também tornam as viagens mais agradáveis e portanto mais seguras 
  
Um acidente de trânsito, na quarta-feira da semana passada (16/10), provocado pela água empoçada no trecho duplicado da Raposo Tavares, em Álvares Machado, comprova o alerta que a Apoena vem fazendo sobre a implantação de muretas rígidas de concreto ao longo da estrada. O carro – um BMW de placas ELT-6060 - bateu na mureta e tombou de cabeça para baixo depois de aquaplanar na poça da chuva que refluiu para a pista. “Se a rodovia fosse dotada de canteiro central provavelmente haveria mais permeabilização e o motorista, sem a mureta, teria a chance de contar com uma área de escape em terreno gramado que ajuda o carro parar”, diz um técnico em trânsito, em Presidente Prudente. 
Assim, não é só por impedir a circulação da fauna que as muretas são questionáveis. É também segurança do usuário. Não por acaso as melhores e as mais seguras estradas do Estado possuem canteiro central gramado. Além de refluir a água da chuva para a pista aumentando os riscos de aquaplanagem, a separação das pistas com mureta de concreto – chamada de sistema ‘new-jersey’ - acumula lixo e sujeira, faz com que caminhões invadam a faixa lateral por causa da estreita distância entre a mureta e a pista e traz evidente impacto visual, em prejuízo da estética. “Queremos colocar as obras de duplicação da Raposo no nível de qualidade do restante das estradas pedagiadas nas outras regiões do Estado como Ayrton Sena-Carvalho Pinto, Anhanguera, Imigrantes e até mesmo a Marechal Rondon, em nossa a região ”, diz Djalma Weffort, da Apoena. Ele cita estudos que indicam que estradas com paisagismo e verde também tornam as viagens mais agradáveis - e portanto mais seguras aos motoristas e passageiros. 
Se o tema ainda não entrou na pauta das prioridades da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), responsável pela aprovação do projeto, a proposta de duplicação da Raposo Tavares ganha peso entre ONGs, lideranças políticas, Ministério Público e na mídia, especialmente jornal e TV. Em reportagem da TV Fronteira, filiada da Rede Globo, em Presidente Prudente, veiculada na última sexta-feira (18/10), Djalma Weffort destacou que “a implantação das muretas impede com que animais silvestres cruzem a estrada de um lado para outro (...), o que significa risco para o animal e risco também para o motorista”. 
Já o Gaema – Grupo de Atuação em Defesa do Meio Ambiente do Pontal do Paranapanema, órgão do Ministério Público Estadual, em Presidente Prudente, abriu inquérito para apurar os eventuais perigos que esse tipo de sistema construtivo representa para as pessoas e a fauna, depois de representação protocolada, em março, pelas Ongs Apoena - Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar e Proderpp - Núcleo de Desenvolvimento da região de Prudente. 
A Artesp retornou com uma nova proposta ampliando de 12 para 30 passagens subterrâneas para a fauna mas os ambientalistas consideram a medida insuficiente. O projeto não prevê a separação efetiva das pistas, pontua Álvaro Barbosa, do Proderpp. “Embora essencial não estamos pensando não só na travessia da fauna”, lembra Weffort. “Queremos também melhor drenagem da água, conforto visual e área de escape para os veículos em caso de eventual necessidade de sair da pista”, complementa. Segundo o ambientalista, a proposta da Artesp também não contempla a travessia de animais domésticos. Dos mais de 300 atropelamentos de animais na pista, nos últimos dois anos, a maioria se deu com animais domésticos como cachorros e cavalos”, lembra o representante da Apoena. 
 
 
Atualizado em 22/10/2013 às 14h48




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