Apoena apresenta case de sucesso em workshop promovido pela Cart

22/11/2013


Djalma Weffort


Apoena apresenta case de sucesso em workshop promovido pela Cart

Público do workshop discute responsabilidade socioambiental


Tamanho da fonte: Diminuir Fonte  Aumentar Fonte

Com a apresentação do case ‘Reflorestamento com essências nativas’, a Apoena participou, na última quarta-feira (20/11), em Presidente Prudente, do Workshop da Responsabilidade Socioambiental – RSA, promovido pela Cart - Concessionária Auto Raposo Tavares e Invepar. O Fórum, que reuniu um público de 91 pessoas de instituições públicas, universidades, ONGs, empresas, comunidade acadêmica e interessados em geral, teve como principal objetivo discutir a temática ambiental, apresentar e difundir conceitos e práticas socioambientais e  fortalecer parcerias e ações. Foi a 2ª edição do workshop que realizou, dois dias antes, o encontro, no mesmo formato e conteúdo, em Bauru, como cidade polo, e que contou com a presença de 72 participantes.  
A Apoena apresentou o projeto ‘Reflorestamento com essências nativas’, apoiado pela Cart, que possibilitou o plantio de 20 mil mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica em 10 hectares de área degradada nas margens do rio Paraná, em Presidente Epitácio. De acordo com o apresentador dos trabalhos Djalma Weffort, presidente da ONG, o projeto não só atende os objetivos propostos para os cumprimentos de termos de compromisso de recuperação ambiental quanto traz benefícios adicionais como abrigo, alimentação e reprodução da fauna, formação de corredores ecológicos, capacitação de pessoal, geração de emprego e renda, visitação pública e educação ambiental.
A primeira fase do projeto Apoena/Cart teve inicio em 2010 com o plantio de 8 mil  mudas nativas, acrescidos, em 2012, de um novo projeto, com 12 mil mudas plantadas.  “Com uma mãozinha do homem, a natureza dá respostas surpreendentes e, em pouco espaço de tempo, ganhamos um minifloresta autossustentável com mais de 80 diferentes espécies de árvores exercendo a sua função para a conservação da biodiversidade”, explica do ambientalista. Segundo ele, “uma das surpresas mais gratificantes foi o retorno do gavião-belo (Busarellus nigricollis), uma ave criticamente ameaçada de extinção em São Paulo, que depois de muitos anos desaparecida, está nidificando na reserva florestal, em uma área próxima à implantação da Cart.”
O ambientalista cita outros projetos associados ao reflorestamento como os trabalhos de pesquisa ‘Avaliação de áreas de restauração ecológica’ e ‘Palmeira macaúba consorciada em experimentos em sistemas agroflorestais’, ambos desenvolvidos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, a Esalq/USP, e ‘Dinâmica de aves em áreas restauradas”, executado pelo fotógrafo e ambientalista Peter Mix.  
O workshop foi apresentado por Cassiana Caglioni, coordenadora dos trabalhos, professor Ivan Liboni, da Unoeste, Márcio Reis, consultor em Responsabilidade Socioambiental do Instituto Creditar, e Zilma Ferreira, do Instituto Invepar. 
Além de Djalma Weffort, da Apoena, apresentaram cases os profissionais da Cart Osnir Giacon, Wilian Cunha e Fábio R. Vitor (Resgate de Fauna e Gerenciamento de Resíduos),  Lucas Biguete – Geoambiental Jr (Programa Agente Jovem Ambiental),  Raphael Garcia - Faculdades Toledo  (Projeto E-lixo: educação, reciclagem e sustentabilidade), Luciana Leão – CART  (Programa Jovem Aprendiz), Luis Gustavo Brusnardo – CART (Contratação e qualificação de fornecedores),  Viviane Soares – Flora Vale (Projeto Broto Verde), Lucas Biguete – (Projeto Geração de Renda III) e Ariane Brancalhão (Projeto Renovar). 
Apoena e Cart
Fundada em 1988, a Apoena tem como missão a defesa dos valores da natureza e da biodiversidade, instituição de unidades de conservação e corredores ecológicos e propostas de alternativas de geração de renda sustentável nas comunidades. 
Empreende programas e projetos de pesquisa, capacitação, educação ambiental, restauração florestal e aconselhamento de políticas públicas.  Integra o consórcio pela criação do Corredor de Biodiversidade do rio Paraná que protege a Mata Atlântica de Interior e ecossistemas associados. Atua de forma participativa em parceria com o Governo, Universidade, Ministério Público e empresas que adotam responsabilidades socioambientais, interagindo com os diferentes segmentos da sociedade nas áreas urbanas e rurais.  Hoje a entidade conta com vários programas e projetos que são desenvolvidos a partir de um escritório no centro do município de Presidente Epitácio (SP) e com uma base de trabalho em reserva legal de assentamentos de reforma agrária, onde as ações de educação ambiental e a implantação de projetos de recuperação florestal podem ser demonstradas em campo.
Além da Cart, a Apoena mantém parcerias com o Incra, SMA, Esalq-USP, Cesp, Rede Pública e Privada de Ensino, Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, Rousselot do Brasil, Cerâmica Romana, Cerâmica Alvorada e outras instituições pública e privadas e associações do Terceiro Setor. Apoena, em tupi-guarani, significa ‘recuperar’, ‘reconstruir’, ‘refazer”, “ver na frente”. E tem analogia com a expressão ‘Paraná’ que também na língua indígena, significa ‘rio grande’, ‘parecido com o mar’, ‘amigo do mar’.
Para a CART, a responsabilidade socioambiental é um valor organizacional e visando discutir a temática, apresentar e difundir conceitos e práticas socioambientais e fortalecer parcerias e ações, a concessionária realizou esse 2.º Workshop da Responsabilidade Socioambiental (RSA). Em parceria com o Instituto Invepar, Instituto Creditar, Unesp, campus de Bauru e Unoeste de Presidente Prudente, o workshop atendeu diversos públicos, como a comunidade acadêmica, órgãos públicos, organizações sociais, comunidade, além das empresas parceiras e fornecedores.
 




« voltar para a página de notícias
A Apoena | Projetos | Artigos | Notícias | Biomas | Atividades | Especiais | Blog | Vídeos | Contato

Copyright © Apoena - Todos os direitos reservados - desenvolvido por:Luz Própria