Guia de Aves do Oeste Paulista – Um olhar mais próximo da natureza

Aves nas Matas Estacionais com transição para cerrado e enclave em uma das últimas áreas úmidas de São Paulo. É esse o foco do trabalho do guia de campo que a Apoena está desenvolvendo no Oeste paulista, com complementariedade, ao levantamento de avifauna, que engloba as regiões hidrográficas do Pontal do Paranapanema e rios Aguapeí e Peixe. “As matas semideciduais do interior permitem que muitas espécies da Mata Atlântica e do Cerrado entrem em contato.

O Cerrado paulista, com as suas mais diversas fitofisionomias, abriga uma porção significativa das espécies já registradas nesse bioma e também proporciona hábitat para dezenas de espécies migratórias, como as do gênero Sporophila. As matas de galeria, de maneira similar ao observado nas matas semideciduais, possibilitam que espécies florestais do Cerrado entrem em contato com aquelas da Mata Atlântica”, exemplifica o Biota, programa da Fapesp que pretende conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo. De acordo com o coordenador do projeto, Peter Mix, estima-se que, anterior a devastação, a região tenha abrigado em torno de 330 espécies de aves, algumas das quais, raras, endêmicas, migratórias ou ameaçadas de extinção, entre as quais, Anhuma (Anhima cornuta), maracanã-de-cara-amarela (Orthopsittaca manilata), urubu-rei (Sarcoramphus papa), águia pescadora (Pandion haliaetus), trinta-réis-grande (Phaetusa simplex) e mexeriqueira (Vanellus cayanus).

Segundo ele, quer seja pelas qualidades descritas, ou pelas cores, cantos, hábitos, crença ou lendas, as aves, ‘espécies simpáticas’, exercem grande poder de atração sobre as pessoas. “A publicação desse guia, além da imprescindível informação sobre quais e o número das nossas espécies, a maioria desconhecida do público em geral, cumprirá também o papel servir como catalizador na conservação da avifauna em particular e na conservação da biodiversidade em geral”, explica. O Guia 'Aves do Oeste Paulista - Guia de campo' -  Um Olhar mais próximo da nossa biodiversidade’ conta com o apoio da Comissão de Seleção de Projetos no âmbito de acordo judicial de compensação ambiental de Porto Primavera composta por representantes da Procuradoria da República, Ministério Público Estadual e Cesp – MPF/MPE e Cesp, e conta com o envolvimento de vários profissionais da área, entre os quais, o ornitólogo Fabio Schunk, autor da revisão técnica da publicação. 

 

FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório