• Início
  • Notícias
  • Apoena cumpre mais uma fase no projeto de Restauração Florestal

Apoena cumpre mais uma fase no projeto de Restauração Florestal

Data da publicação: 17/06/2021

Fragmentado e reduzido a 7% da sua área original, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Ainda assim, estas florestas abrigam 8% das espécies do planeta, muitas delas endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Fazem parte dos domínios da Mata Atlântica as florestas estacionais do Planalto Paulista que originalmente cobriam grandes extensões do interior do Estado de São Paulo e que abrigavam importantes áreas de Cerrado e varjões do Alto Rio Paraná.  

Nos últimos 30 anos, no Oeste paulista, a sociedade logrou incluir na conservação os últimos remanescentes de áreas naturais, o que tornou diminutas as possibilidades de criação de novas unidades de conversação. Consciente disso, a Apoena vem dedicando os seus esforços em favor da restauração ecológica, recuperação de nascentes e matas ciliares e formação de corredores ecológicos. 

O projeto 'Restauração florestal com espécies arbóreas nativas em área de reserva legal: Mata Atlântica do Oeste paulista’ norteia essa ideia. Selecionado no âmbito de acordo judicial entre a Procuradoria da República, Ministério Público do Estado e Companhia Energética de São Paulo MPF/MPE/CESP, estamos executando o plantio de o plantio de 100 mil mudas de espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica em duas glebas distintas de 25 hectares em áreas degradadas no interior da Reserva Florestal do Projeto de Assentamento Lagoinha, conhecida também como Parque Apoena, nas margens do rio Paraná, em São Paulo. Entre os benefícios proporcionados pelo projeto estão a reinserção da fauna, conexão entre fragmentos florestais, proteção dos recursos hídricos, entre outros.

E conta com diversas outras parcerias como a Ecosia por meio do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – CEPAN e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Em 2021, o plantio, que é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, encontra-se em fase de manutenção.  

Os trabalhos de restauração tiveram início em março de 2020 e, além dos benefícios ambientais, gerou emprego e renda, conhecimento, pesquisas, visitação pública, entre outros. 

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GERAL
Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena 04/10/2023

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, comemora nessa quinta-feira (5/10) 35 anos de atividades em defesa da Mata Atlântica de Interio (...)

LER MAIS >
BIODIVERSIDADE
Consema, Weffort faz defesa enfática da Mata Atlântica de Interior 06/02/2023

Na primeira reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Consema, sob o comando do novo Governo de São Paulo, o presidente da Apoena, Djalma Weffort, usou o seu tempo de fala no plen (...)

LER MAIS >
GERAL
Apoena inaugura meliponário de espécies de abelhas-nativas-sem-ferrão 23/05/2022

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27/5) e a Semana Internacional do Meio Ambiente, a ONG ambientalista Apoena vai instalar um Meliponário de espécies de abelha (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório