Apoena cumpre mais uma fase no projeto de Restauração Florestal

Fragmentado e reduzido a 7% da sua área original, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Ainda assim, estas florestas abrigam 8% das espécies do planeta, muitas delas endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Fazem parte dos domínios da Mata Atlântica as florestas estacionais do Planalto Paulista que originalmente cobriam grandes extensões do interior do Estado de São Paulo e que abrigavam importantes áreas de Cerrado e varjões do Alto Rio Paraná.  

Nos últimos 30 anos, no Oeste paulista, a sociedade logrou incluir na conservação os últimos remanescentes de áreas naturais, o que tornou diminutas as possibilidades de criação de novas unidades de conversação. Consciente disso, a Apoena vem dedicando os seus esforços em favor da restauração ecológica, recuperação de nascentes e matas ciliares e formação de corredores ecológicos. 

O projeto 'Restauração florestal com espécies arbóreas nativas em área de reserva legal: Mata Atlântica do Oeste paulista’ norteia essa ideia. Selecionado no âmbito de acordo judicial entre a Procuradoria da República, Ministério Público do Estado e Companhia Energética de São Paulo MPF/MPE/CESP, estamos executando o plantio de o plantio de 100 mil mudas de espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica em duas glebas distintas de 25 hectares em áreas degradadas no interior da Reserva Florestal do Projeto de Assentamento Lagoinha, conhecida também como Parque Apoena, nas margens do rio Paraná, em São Paulo. Entre os benefícios proporcionados pelo projeto estão a reinserção da fauna, conexão entre fragmentos florestais, proteção dos recursos hídricos, entre outros.

E conta com diversas outras parcerias como a Ecosia por meio do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – CEPAN e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Em 2021, o plantio, que é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, encontra-se em fase de manutenção.  

Os trabalhos de restauração tiveram início em março de 2020 e, além dos benefícios ambientais, gerou emprego e renda, conhecimento, pesquisas, visitação pública, entre outros. 

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BIODIVERSIDADE
Morte de onça-pintada atropelada é grande perda, lamentam ambientalistas

Uma onça-pintada (panthera onca), macho, pesando cerca de 70 quilos, foi atropelada e morta, na última quinta-feira (23/9), na rodovia Gal. Euclides de Oliveira Figueiredo (SP 563), conh (...)

LER MAIS >
GERAL
Ambientalistas do Consema aprovam moção contra reabertura da Estrada do Colono

A bancada ambientalista do Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo - Consema aprovou moção de repúdio contra o PL 984/2019, do deputado Vermelho (PSD/PR), que cria (...)

LER MAIS >
GERAL
Com referências ao Dia de Proteção às Florestas, Polícia Ambiental inaugura sede

Em meio a concorrida presença de autoridades, órgãos ambientais, representantes do Ministério Público e sociedade civil, a Polícia Ambiental de São Pau (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório