Apoena ganha prêmio Muriqui RBMA 2020

Muriqui é o animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul

Em cerimônia na sede do Instituto Florestal - IF, no Horto Florestal da capital paulista, a Apoena recebeu, nessa segunda-feira (24/05), o prêmio Muriqui 2020, Especial Pessoa Jurídica, outorgado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA. A Apoena foi representada pelo ambientalista Peter Mix que falou sobre as oportunidades e desafios de restaurar a Mata Atlântica no Interior paulista, atividade que a Apoena vem se debruçando nos últimos anos como estratégia de conservação da biodiversidade na bacia do Alto rio Paraná, onde atua. 

O evento fez parte da abertura da Semana da Mata Atlântica, que prossegue até sábado (29) e, além da Apoena, receberam o prêmio a ONG Copaíba e Parque das Dunas (Pessoa Jurídica), Ondalva Serrano (Pessoa Física) e Karem Strier (Especial Pessoa Física).  

O prêmio Muriqui foi instituído em 1993 pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em sua 2ª Reunião realizada em Domingos Martins – ES, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. O Prêmio Muriqui é reconhecido hoje como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.

Dois prêmios são outorgados anualmente pelo Conselho a pessoas físicas e entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais que tenham se destacado por suas atividades. Excepcionalmente, por razões especiais, mais dois prêmios especiais no máximo podem ser atribuídos no mesmo ano.

A homenagem é constituída de uma estatueta de bronze representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. hypoxanthus) e de um diploma que é entregue em cerimônia festiva, aos benfeitores desse ecossistema. Os premiados são escolhidos através de voto dos conselheiros, através de meios eletrônicos apropriados, e entregues preferencialmente nas reuniões ordinárias anuais do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ou na Semana Mata Atlântica do ano subsequente.

Legenda: 

Peter Mix recebe das mãos de Clayton Lino o prêmio Muriqui

 

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GERAL
Ambientalistas do Consema aprovam moção contra reabertura da Estrada do Colono

A bancada ambientalista do Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo - Consema aprovou moção de repúdio contra o PL 984/2019, do deputado Vermelho (PSD/PR), que cria (...)

LER MAIS >
GERAL
Com referências ao Dia de Proteção às Florestas, Polícia Ambiental inaugura sede

Em meio a concorrida presença de autoridades, órgãos ambientais, representantes do Ministério Público e sociedade civil, a Polícia Ambiental de São Pau (...)

LER MAIS >
GERAL
Apoena cumpre mais uma fase no projeto de Restauração Florestal

Fragmentado e reduzido a 7% da sua área original, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Ainda assim, estas florestas abrigam 8% das espécies do pl (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório