• Início
  • Notícias
  • Apoena lança Guia de Aves do Oeste paulista

Apoena lança Guia de Aves do Oeste paulista

Lançamento ocorre nesse domingo (19) na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo com a presença do autor

Data da publicação: 17/05/2024

Com uma apresentação, mesa de autógrafo e venda de exemplares, a Apoena lança, nesse sábado (19/05), às 11 horas, no Avistar, no campus da Universidade de São Paulo - USP, o Aves do Oeste Paulista - Guia de Campo. Resultado do trabalho de documentação fotográfica, a publicação é de autoria do fotógrafo Peter Mix que, em 25 anos de trabalho no campo, registrou 322 espécies de aves, 80 das quais, estão fotografadas e descritas na publicação. A revisão técnica é do ornitólogo Fabio Schunck.
São 132 páginas, em formato tipo brochura, com as imagens e descrição detalhada de 80 espécies, completadas com páginas descritivas da geografia, história e biologia regionais e indicação das aves raras, vulneráveis ou ameaçadas. Traz ainda textos relacionados a observação de aves, morfologia, bicos, adereços e padrões de plumagem e ninhos das das espécies, um mapa da região de estudo, a metodologia do trabalho e os índices com os nomes populares e científicos das espécies. 
O prefácio é de Reginaldo José Donatelli, professor da faculdade de Ciências da Unesp, e a apresentação de Djalma Weffort, presidente da Apoena. 
De acordo com o autor Peter Mix, “a obra, facilmente portáteis para ser levado a campo, com textos didáticos, acessíveis de forma a garantir um forte apelo a amantes da natureza, de qualquer idade e formação”. Já o presidente da Apoena, Djalma Weffort, destaca que “o guia, adicionalmente, cumprirá o papel de suprir a lacuna no conhecimento da nossa avifauna, especialmente entre o público estudantil, Imprensa, gestores, órgãos de planejamento territorial, instituições de ensino, prefeituras, observadores de aves, empresas, bibliotecas e população em geral.”
A publicação do guia foi viabilizada por meio de recursos, operacionalizados pela Caixa Econômica Federal, de Acordo Judicial assinado entre a Procuradoria da República, em Presidente Prudente/SP – MPF, Ministério Público Estadual – MPE e Cesp decorrente de compensação ambiental na implantação do Parque Estadual do rio do Peixe. O exemplar será comercializado a R$ 40,00 a unidade cujo resultado será revertido para as atividades da Apoena
Sobre o autor
Peter Mix nasceu na Alemanha em 1937 e passou a infância nos tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial. Admirar a natureza era uma forma de buscar sentido no caos daquela tragédia. Com isso, surgiu a fascinação que moldaria sua vida para sempre. Formado em engenharia eletroeletrônica em 1962, atuou na área de energias alternativas e passou a viver duas vidas: uma voltada à engenharia, como profissão; outra ao ambientalismo, por paixão. Filiou-se à Apoena já na sua fundação, em 1988, onde se dedica a documentar o retorno gradual da fauna do Oeste paulista em áreas que passam por processo de restauração ambiental com árvores nativas. Binóculo, câmera fotográfica e caderneta de anotações são companheiros fieis nas andanças de campo. Vê como propósito maior desde Guia de Aves aproximar a nova geração da bela avifauna e, assim, gerar consciência e iniciativas pela sua conservação. Sua motivação é buscar a sustentabilidade socioambiental como responsabilidade coletiva e o necessário senso de urgência. (Contato: peterfkmix@gmail.com) 
Sobre a Apoena
A Apoena tem como missão a defesa dos valores da natureza e da biodiversidade, instituição de unidades de conservação e corredores ecológicos, restauração ecológica, combate às mudanças climáticas e melhoria da forma de vidas nas comunidades. O nome Apoena foi emprestado dos povos tupi-guarani, antigos habitantes do Oeste paulista, que significa ‘ver na frente’, ‘recuperar’, ‘reconstruir’. Tem relação com a expressão ‘Paraná’ que também na língua indígena, significa ‘rio grande’, ‘grande como o mar’, ‘parecido com o mar’, ‘amigo do mar’.

Serviço:
Guia de Aves do Oeste Paulista – Peter Mix
Realização: Apoena
Lançamento: Avistar – Cidade Universitária da USP SP - Avenida Professor Mello Moraes, 1677-1777
19/05/2024 às 11 horas
Preço unitário: R$ 40,00 
Frete grátis 
Pix
67.662.957/0001-74 
CNPJ Apoena

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GERAL
Apoena lança Guia de Aves do Oeste paulista 17/05/2024

Com uma apresentação, mesa de autógrafo e venda de exemplares, a Apoena lança, nesse sábado (19/05), às 11 horas, no Avistar, no campus da Universidade de S&a (...)

LER MAIS >
GERAL
Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena 04/10/2023

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, comemora nessa quinta-feira (5/10) 35 anos de atividades em defesa da Mata Atlântica de Interio (...)

LER MAIS >
BIODIVERSIDADE
Consema, Weffort faz defesa enfática da Mata Atlântica de Interior 06/02/2023

Na primeira reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Consema, sob o comando do novo Governo de São Paulo, o presidente da Apoena, Djalma Weffort, usou o seu tempo de fala no plen (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório