• Início
  • Notícias
  • Parceria entre Apoena e CART contribui para proteger manancial em São Paulo

Parceria entre Apoena e CART contribui para proteger manancial em São Paulo

Estudantes da rede pública e privada de ensino participam do plantio de 6.000 mil mudas que homenageou a Semana Internacional do Meio Ambiente

Data da publicação: 02/06/2010

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar e a Cart – Concessionária Auto Raposo Tavares plantaram, na manhã de ontem, nas margens do rio Paraná, seis mil mudas de 88 espécies arbóreas nativas. O plantio é decorrente de compensação ambiental de praças de pedágio que a concessionária construiu no corredor Raposo Tavares, trecho de 444 quilômetros, entre os municípios de Bauru e Presidente Epitácio. A data do plantio (1/06) foi escolhida para homenagear a Semana Internacional do Meio Ambiente. Estudantes da Rede Pública de Ensino participaram do evento.

O ambientalista Djalma Weffort disse que a escolha da Apoena para a realização do plantio valoriza a história da ONG que, desde 1988, dedica esforços para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e restauração de corredores ecológicos, na região do Pontal do Paranapanema. O ambientalista aponta a Cart e outras instituições como o Incra, Cesp, Ministério Público, Rousselot do Brasil, Proter e Insadi como algumas das organizações parceiras que permitiram que 400 hectares de áreas degradadas fossem recuperados na reserva florestal do Córrego do Veado, nas margens do rio Paraná, em Presidente Epitácio.  

Já Walace Merlin, coordenador de meio ambiente da Cart, afirma que a parceria firmada com a Apoena se deveu ao conhecimento técnico que a entidade possui para fazer o plantio, como preparo do solo, escolha das espécies, parte de adubação, entre outros.  Acrescenta que a Apoena foi indicada à Cart pelo Ministério Público do Estado (MPE) e pela Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), “por conta da credibilidade e reconhecido conhecimento técnico em trabalhos de restauração de matas nativas.”

Outras três mil mudas estão sendo plantadas pela Cart, na região de Assis, em parceria com o IF - Instituto Florestal, na formação de corredores ecológicos que ligam fragmentos florestais de Cerrado.

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GERAL
Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena 04/10/2023

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, comemora nessa quinta-feira (5/10) 35 anos de atividades em defesa da Mata Atlântica de Interio (...)

LER MAIS >
BIODIVERSIDADE
Consema, Weffort faz defesa enfática da Mata Atlântica de Interior 06/02/2023

Na primeira reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Consema, sob o comando do novo Governo de São Paulo, o presidente da Apoena, Djalma Weffort, usou o seu tempo de fala no plen (...)

LER MAIS >
GERAL
Apoena inaugura meliponário de espécies de abelhas-nativas-sem-ferrão 23/05/2022

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27/5) e a Semana Internacional do Meio Ambiente, a ONG ambientalista Apoena vai instalar um Meliponário de espécies de abelha (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório