• Início
  • Notícias
  • Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena

Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena

Data da publicação: 04/10/2023

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, comemora nessa quinta-feira (5/10) 35 anos de atividades em defesa da Mata Atlântica de Interior e, como já é usual, a cerimônia será o plantio de mudas de árvores nativas em área de reserva legal nas margens do rio Paraná.  Primeira ONG ambientalista do Pontal do Paranapanema, a Apoena nasceu, em 1988, por meio da mobilização de um grupo de profissionais de diferentes áreas, liderado pelo jornalista Djalma Weffort, o idealizador da associação.

A escolha de 5 de outubro não foi por acaso - nesse dia foi promulgada a então recém-instalada Constituição Brasileira, que dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente e a proteção da biodiversidade brasileira. O nome Apoena foi emprestado da linguagem dos índios tupi-guaranis que significa ‘recuperar’, ‘refazer, ‘ver na frente’ e tem analogia com a palavra Paraná, ‘irmão do mar’, na expressão poética das comunidades tradicionais que habitavam o Oeste paulista.

Nos primórdios da atuação da ONG, o nome Apoena ficou nacionalmente associado à luta da sociedade contra os danos ambientais que seriam provocados pela construção da usina hidrelétrica de Porto Primavera e desde então não parou.  Participou ativamente das principais conquistas de compensação ambiental como a criação dos parques estaduais do rio do Peixe e Aguapeí e a restauração do remanescente da Reserva Estadual Lagoa São Paulo, no estado de São Paulo, e o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no Mato Grosso do Sul. Em conjunto com outras instituições, propôs a construção de dispositivos para transposição de peixes e sugeriu o rebaixamento da cota de operação da hidrelétrica que poupou 40 mil hectares de áreas na iminência de serem submersas.

Nos tempos mais recentes, a entidade tem se dedicado a projetos de restauração florestal, pesquisas ecológicas, educação ambiental e formulação de propostas para as políticas públicas na área socioambiental e enfrentamento da crise climática. Tornou-se Unidade Regional – UR do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica – o Pacto, é integrante da Rede de Ongs da Mata Atlântica – RMA e mantém representação ambientalista no Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema/Semil e nos vários conselhos consultivos nas unidades de conservação do Oeste paulista.

Defende historicamente a ampliação e criação de novas unidades de conservação e a instituição do Corredor de Biodiversidade do rio Paraná que protege a Mata Atlântica e os ecossistemas associados a várzeas e Cerrado na bacia hidrográfica do Alto Paraná, no chamado Corredor Trinacional do Mercosul.

Participou do fórum paralelo de Ongs, na Eco-92, no Rio de Janeiro, da fundação da Rede Aquífero Guarani e do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e no Conselho Consultivo do SIGAP – Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo. É reconhecida como entidade de utilidade pública por lei municipal, signatária do Protocolo Climático Paulista COP 21, em Paris, e, entre outras láureas, recebeu os prêmios mico-leão-preto de biodiversidade (2012) e Muriqui (2020) pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA. 

A Apoena trabalha em parceria com instituições e coletivos da sociedade civil, Imprensa, Governo, Universidades, Ministério Público, companhias energéticas, institutos de reforma agrária e empresas da iniciativa privada. O plantio dessa quinta-feira é uma parceria com o Ecosia, site de busca semelhante ao Google, que tem como diferencial reverter os recursos gerados em cada click para financiar mudas de árvores no Planeta.  

Compartilhar essa notícia:

FIQUE POR DENTRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GERAL
Plantio de árvores marca comemoração de 35 anos de aniversário da Apoena 04/10/2023

A Apoena – Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, comemora nessa quinta-feira (5/10) 35 anos de atividades em defesa da Mata Atlântica de Interio (...)

LER MAIS >
BIODIVERSIDADE
Consema, Weffort faz defesa enfática da Mata Atlântica de Interior 06/02/2023

Na primeira reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Consema, sob o comando do novo Governo de São Paulo, o presidente da Apoena, Djalma Weffort, usou o seu tempo de fala no plen (...)

LER MAIS >
GERAL
Apoena inaugura meliponário de espécies de abelhas-nativas-sem-ferrão 23/05/2022

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27/5) e a Semana Internacional do Meio Ambiente, a ONG ambientalista Apoena vai instalar um Meliponário de espécies de abelha (...)

LER MAIS >
FALE COM A GENTE

CONTATO

Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.

* Preenchimento obrigatório